Entrada do Instituto Bíblico Peniel

Entrada do Instituto Bíblico Peniel
Foto da Entrada do Instituto Bíblico Peniel

13 de setembro de 2013

Novos alunos do segundo semestre de 2013



Estes são os novos alunos do segundo semestre de 2013, resposta de Deus as nossas orações. Continuemos a orar por eles! 
No dia 3 de agosto foram recepcionados pela liderança. O irmão missionário Jairo de Oliveira animou a todos com um precioso estudo. Leia logo abaixo!


O cuidado de Deus na vida daqueles que o temem e fazem a Sua vontade
Texto (Gênesis 6.5-9)

“E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então, arrependeu- se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou- lhe em seu coração. E disse o SENHOR: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus.”


Introdução:

O mundo se encontrava perdido, a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. No entanto, Deus olha do céu e vê um homem justo em meio a uma geração perversa. O seu nome era Noé, um homem que surpreendentemente não se deixou corromper pelo pecado de sua época, mas se tornou exemplo e voz de Deus para a sua geração.

Deus fala com Noé e dá instruções ao Seu servo para que ele estivesse protegido quando o juízo divino viesse sobre aquela geração perversa. O Senhor manda Noé construir uma arca porque Ele enviaria um dilúvio. As instruções de Deus requeriam de Noé uma atitude de fé, pois estavam recheadas de um vocabulário desconhecido. Mesmo sem saber o que seria uma arca ou um dilúvio (Noé não tinha visto nem uma coisa nem outra, já que até então chuva não havia caído sobre a terra). Noé fielmente obedeceu e seguiu as instruções divinas.

Em resposta a atitude de obediência, Deus demonstra o Seu cuidado com Noé em diversas áreas de sua vida. Algumas dessas áreas são:

1. Segurança (6.14) – “Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume”.

Noé foi instruído a construir uma arca e vedá-la com betume para que ele e os animais estivessem protegidos, em segurança. Nos dias que se seguiriam a arca seria o lugar mais seguro sobre a face da terra e ali Noé e os que consigo estavam estariam bem protegidos.

2. Família (6.18) – “Mas contigo estabelecerei o meu pacto; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo.”

Embora as Escrituras deem testemunho apenas a respeito de Noé como sendo um homem justo, Deus estende a sua bondade à família de Noé e permite que sua esposa, filhos e noras entrassem na Arca. Deus tinha um propósito para os familiares de Noé e a eles revela o Seu cuidado.

3. Trabalho (6.20) – “Das aves conforme a sua espécie, dos animais conforme a sua espécie, de todo réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida.”

Noé não conseguiria reunir todos os animais sozinho e colocá-los ordeiramente na arca. Por isso, Deus interferiu no trabalho de Noé e os trouxe a ele. 

Noé construiu a arca, mas Deus trouxe os animais de maneira milagrosa até o Seu servo. 

Estamos envolvidos num trabalho que requer a ação sobrenatural de Deus. A nossa parte devemos fazer e deixar que Deus realize aquilo que somente cabe a Ele. 

4. Sustento (6.21) – “E tu toma para ti de toda comida que se come e ajunta- a para ti; e te será para mantimento, para ti e para eles.”

Deus orientou Noé para que levasse consigo mantimento para si e para os animais. Deus não ignora esse aspecto da vida, mas cuida diariamente para que tenhamos os recursos necessários para o nosso sustento. Ele nos dá inclusive mantenedores para o nosso ministério.

5. Adoração (7.2) – “De todo animal limpo tomarás para ti sete e sete: o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois: o macho e sua fêmea.”

Deus se interessa pela nossa relação com Ele. O Senhor oferece instruções à Noé para que 7 animais limpos fossem levados a fim de que alguns deles fossem posteriormente sacrificados em adoração a Deus.


Conclusão:

Deus sabe o que está fazendo com a nossa vida e graciosamente cuida de cada área. Ele tem o controle sobre ela e a usará para a glória do Seu nome, para a nossa realização e para a alegria das nações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário